Nos nossos Segmentos o Foco é no Aprendizado Integral
Na Educação Infantil, os direitos da criança à infância, à brincar, a ser cuidada e ao conhecimento são priorizados e respeitados. Por isso, na nossa proposta pedagógica, o ensino tem como objetivo estimular a criança a desenvolver sua curiosidade e expressar seus sentimentos. Buscamos oferecer e mediar uma multiplicidade de interações entre o conhecimento do mundo e as novas possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem trazidas pela escola.
No Ensino Fundamental consideramos que os alunos aprendem pela experiência, testando hipóteses, fazendo observações e descobertas. Ler e escrever ganham contornos especiais, uma vez que a alfabetização é meta essencial em todas as áreas do conhecimento. Estão previstas situações desafiadoras de aprendizagem que exigem a mobilização de conhecimento, o enfrentamento e a resolução de problemas. Apender a ser, aprender a conviver e aprender a fazer são metas essenciais nessa fase.
A entrada na adolescência traz um estilo de aprendizagem pela negação do estabelecido, pelo confronto com o mundo, com os sentimentos e com os medos e anseios. Nessa fase, ensinar e aprender envolvem a análise de diferentes versões de um mesmo fato, o debate de ideias e a exigência de posicionamento frente a problemas científicos e humanos. Ganha-se em aprofundamento dos saberes e na vivência de valores.
O jovem é um ser de possibilidades que aprende confrontando sua realidade, testando as próprias forças, buscando as escolhas mais adequadas para sua vida presente e futura. Assume sua plenitude a capacidade de enfrentar desafios, de aproximar da ciência e de compreender a diversidade frente à qual vivemos. Ensinar nessa fase significa desafiar o jovem a resolver problemas e propor alternativas usando o saber e a ética como pontos de apoio.